• Home
  • A Clínica
    • Depoimentos
    • Conheça o Dr. Dallegrave
    • Serviços
    • Estrutura
  • Contato
  • Blog
  • Home
  • A Clínica
    • Depoimentos
    • Conheça o Dr. Dallegrave
    • Serviços
    • Estrutura
  • Contato
  • Blog
Ricardo Dallegrave | Consultório Odontológico Especializado em Implantes Dentários.
  • Home
  • A Clínica
    • Depoimentos
    • Conheça o Dr. Dallegrave
    • Serviços
    • Estrutura
  • Contato
  • Blog

IMPLANTO BLOG

Porque amamos Implantodontia.
Back to Blog

Protocolo dentário permite ter dentes fixos novamente.

1/30/2019

 
Imagem
A imagem da dentadura é algo bastante clássico quando pensamos em nossos avós ou pessoas idosas em geral. Mas esse modelo de dentadura móvel, que normalmente temos em mente, já não é mais a única opção. Hoje com as novas tecnologias em odontologia, existem opções mais adequadas e confortáveis. A principal delas é o protocolo dentário, também chamado de "dentadura fixa".
Imagem
A dentadura tradicional está se tornando coisa do passado.

O que é o protocolo dentário (dentadura fixa)?

A dentadura do tipo protocolo dentário é uma prótese de alta tecnologia que é fixada sobre implantes, que são pinos de titânio que se unem às células vivas do osso formando uma âncora tão forte quanto uma raiz de dente (saiba mais sobre implantes aqui). A dentadura fixa proporciona funcionalidade, conforto e segurança incomparáveis, seja na mastigação, na fala ou na estética. 
​
As próteses móveis com o tempo acabam ficando soltas devido ao desgaste que provocam no osso, e se deslocam durante a mastigação e a fala, causando desconforto, dor e constrangimentos. Já o Protocolo Dentário (ou seja, dentadura fixa), não causa desgaste ósseo, e possibilita uma perfeita e completa função mastigatória, permitindo ao usuário mastigar todo tipo de alimento, sem preocupação. O Protocolo Dentário oportuniza ao paciente ter dentes fixos novamente e todos os benefícios que eles trazem.
Imagem
Protocolo dentário: Prótese fixada sobre implantes.

​Benefícios do Protocolo Dentário (dentadura fixa):

  • funcionalidade mastigatória;
  • estética do sorriso e da própria face;
  • facilidade da fala;
  • auto-estima;
  • convívio social.

Como funciona

Antes de tudo, é feito um minucioso planejamento. Para isso são necessários exames de sangue e tomografia computadorizada. É necessário definir se o paciente apresenta as condições de saúde e quantidade óssea suficiente para a realização dos implantes dentais com segurança. Cada caso é estudado e tem um planejamento personalizado.

Após isso é realizada a cirurgia para colocação dos implantes. São necessários entre 6 e 8 implantes para a arcada superior, e entre 4 e 5 implantes para a arcada inferior. A anestesia torna o procedimento indolor.
​
Ao fim da cirurgia, o paciente vai para a casa com uma prótese provisória, e em poucos dias já pode ser colocada uma prótese fixa nos implantes.

Manutenção

A manutenção resume-se basicamente em manter a higienização adequada diária, com escovação, passa-fio, escova interdental etc, mantendo assim a prótese limpa e as genvivas saudáveis. É importante visitar o dentista regularmente para revisão, onde a prótese será desafixada pelo dentista para uma limpeza realizada com maior detalhe.

Para quem é indicado

  • Usuários de dentadura tradicional.
  • Pessoas que estão em via de perder todos os dentes de cima, de baixo, ou ambos.

Quer saber mais sobre como ter dentes fixos novamente? Entre em contato com a gente. Será um prazer conversar com você.

Comentários
read more
Back to Blog

Lente de Contato Dental

11/12/2018

 
As lentes de contato dental permitem transformar o sorriso de forma rápida e duradoura. Celebridades, como jogadores famosos e artistas, aderiram à lentes, e com isso o tratamento está se tornando mais conhecido.
(Celebridades após tratamento com lentes de contato dental.)
​Com as lentes de contato dentais é possível fechar espaços entre os dentes, ajustar o formato dos dentes, corrigir pequenas fraturas, clarear e harmonizar o sorriso, proporcionando uma estética favorável para toda a face. É uma opção segura e duradoura com resultados incríveis.
Imagem
Antes e Depois
Imagem
Antes e Depois
Imagem
Antes e Depois
​​As lentes
As lentes são lâminas superfinas feitas sob medida em porcelana de alta tecnologia, tão resistentes quanto o esmalte dos dentes e podem durar mais de uma década sem necessidade de reparos. As lentes não geram nenhum tipo de desconforto. Se o paciente desejar, elas podem ser removidas.
Imagem
​Como funciona
A partir da análise do sorriso e da face do paciente é feito um planejamento digital, através do qual é possível gerar imagens que simulam como será o novo sorriso. Após a aprovação do cliente, as lãminas são confeccionadas e, depois de prontas, coladas nos dentes. Em uma única sessão as lentes são aplicadas e o paciente pode usufruir de seu novo sorriso.
Imagem
Quem pode fazer
É recomendável ter mais de 18 anos. Pacientes mais novos podem ainda estar em fase de crescimento e isso pode comprometer os resultados. Pacientes com menos de 18 anos devem ser avaliados por endocrinologista para que se constate se ainda está ou não em fase de crescimento. É necessário também avaliar se os dentes estão com as estruturas saudáveis para que possam receber o tratamento.
Ficou interessado em transformar seu sorriso com lentes de contato dentais? Entre em contato com a gente. Será um prazer conversar com você.
Comentários
read more
Back to Blog

Dicas simples para evitar manchas nos dentes.

9/12/2018

 
Imagem
Vinho, chocolate e até feijão mancham os dentes. Conheça 2 técnicas de como consumir esses alimentos sem manchar os dentes.

Quase sempre presente nas selfies, um lindo sorriso é a estrela principal de nossa aparência. Faz você se sentir bem consigo mesmo e com os outros. Mas fique atento: muitos alimentos do dia a dia contém pigmentos escuros, sejam eles artificiais ou naturais, que podem estar manchando os seus dentes e acabando aos poucos com o brilho do seu sorriso.
​

Bebidas escuras, como vinho, suco de uva, café, chás escuros, refrigerante de cola, mancham os dentes. Chocolate e frutas vermelhas, como morango, cereja e mirtilo também mancham os dentes. Infelizmente, a lista continua: feijão, beterraba, vinagre balsâmico, molho de tomate e curry são igualmente inimigos da brancura dos seus dentes.

Existem 2 técnicas muito simples que nos permitem desfrutar desses alimentos sem que se tornem uma ameaça para a aparência. Confira!

Técnica do Gole de Água Enxaguante:

Após ingerir o alimento, dê um gole de água e permita que ela enxague seus dentes. A água,  o solvente universal, irá retirar os pigmentos que ficaram depositados na superfície de seus dentes. Não é necessário muita, apenas pequenos goles ao longo da ingestão do alimento.

Técnica do Canudinho:

Sempre que possível, beba com canudinho. Ele reduz o contato da bebida com os dentes. E sim, isso faz toda a diferença! É claro, não precisa tomar vinho de canudinho (embora haja quem tenha inventado canudo para tomar vinho), mas beba-o acompanhado de uma taça de água.

Ao implementar essas duas dicas super simples no seu dia a dia, você protegerá seus dentes de pigmentos que causam manchas e os manterá lindos como são.

Importante! Essas dicas não substituem a escovação. Faça escovação com creme dental após as refeições.

Se você deseja tornar seus dentes mais brancos, agende uma visita e conheça os procedimentos mais modernos e seguros para você ter um sorriso lindo e confiante, sem abrir mão de sua saúde dental.

Leia mais
Comentários
read more
Back to Blog

3 Tipos de Clareamento Dental

7/25/2018

 
​Existem atualmente, três formas de clareamento dental: caseiro, de consultório ou a laser e combinado. O mais utilizado pelos dentistas é o clareamento caseiro, que é realizado em casa pelo paciente, após a confecção de placa de silicone individual. Este apresenta um tempo maior de exposição ao gel clareador, devido a sua baixa concentração, porém é o que apresenta melhor resultado, tanto em durabilidade quanto em diminuição de manchas e amarelamento.

As placas de clareamento caseiro são transparentes e de silicone flexível, sendo confeccionadas para a dentição de cada paciente.

Fatores como a concentração de manchas e amarelamento causado pela alimentação, podem influenciar na duração do tratamento, porém, os primeiros resultados começam a ser notados já nos primeiros dias.

O clareamento a laser é realizado no proprio consultório, normalmente em 2 ou 3 sessões de 1 hora e 30 minutos. Devido ao menor tempo de exposição ao gel clareador, este tratamento tem uma menor durabilidade, porém é realizado rapidamente e com um resultado mais imediato.

Pacientes com dentes extremamente escuros poderão ter que fazer ambos os tratamentos com o objetivo de alcançar um resultado benéfico.

Durante e após qualquer tratamento clareador, é necessário evitar alimentos com corantes e pigmentos, como café e chimarrão, com intuito de alcançar um resultado satisfatório.

O paciente deve realizar outra sessão de manutenção do clareamento, em torno de um ano e meio a dois anos após o tratamento.
Comentários
read more
Back to Blog

O que é Odontologia Estética?

7/25/2018

 
A dentística é a especialidade da odontologia que trabalha com a parte estética dos dentes. Essa especialidade envolve a restauração dental. O tratamento está entre um dos mais procurados no país, pois recupera o sorriso e melhora a autoestima
 
Dr Ricardo Dallegrave, dentista e especialista em implantodontia, destaca que, na área da dentística, esse tratamento é um dos mais eficientes e indicados quando há fragmentação, ou seja, quando o paciente quebra um dente. É também muito utilizado quando há necessidade de restaurar um dente em função da ocorrência de cárie.

Dr Dallegrave ressalta que a restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e à sua função normal. Dallegrave explica que o procedimento consiste, inicialmente, na remoção da parte danificada, acompanhado da limpeza do local. O passo seguinte é o preenchimento da cavidade com o material denominado de resina composta, para que a total restauração do dente seja concretizada.

De acordo com o dentista, as restaurações podem ser diretas e indiretas. As diretas são as mais comumente empregadas. Elas são realizadas em uma única sessão. O material mais utilizado nesse procedimento é a resina composta. As restaurações indiretas devem ser utilizadas quando o desgaste do dente é mais profundo. Nesses casos, existe a necessidade de mais de uma sessão para realização das restaurações.
Comentários
read more
Back to Blog

As 4 etapas do tratamento de implante dentário.

7/25/2018

 
O implante dentário é, sem dúvida, a melhor opção para repor os dentes perdidos. Além de ser um procedimento seguro, proporciona conforto e tranquilidade ao paciente. O tratamento é indicado para a substituição de qualquer dente perdido.

Pacientes que usam dentaduras também podem se submeter à cirurgia de implantes. Nesse caso, o objetivo é melhorar a estabilidade da prótese. Após a colocação dos implantes, é possível levar uma vida normal, sem complicações. Para isso, a recomendação indicada é a de manter uma boa higienização bucal.

Basicamente, não existe limite de idade para se submeter à cirurgia de implante, pois, a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.

Para facilitar o entendimento das etapas que envolvem esse tipo de tratamento, dividimos o procedimento em cinco passos, relacionado logo abaixo.
 
1 - Diagnóstico e consulta de avaliação:
O primeiro passo deve ser uma consulta de avaliação, com o objetivo de verificar cada caso, individualmente, a partir de histórico clínico. É importante avaliar a situação dos dentes, a fim de encontrar a melhor solução possível, dentro do quadro clínico geral de cada paciente,

2 - Exame de tomografia:
Nesse segundo momento, solicita-se a realização de uma tomografia. Após a avaliação dos exames, é necessário que o paciente agende uma consulta para explicações e esclarecimento de possíveis dúvidas. A partir daí, o tratamento de implantes pode ser iniciado.

3 - Etapa cirúrgica e instalação do implante:
Consiste na instalação dos implantes nos ossos maxilares. É indolor, tanto no ato cirúrgico, como no pós-operatório.

4 - Etapa protética:
Consiste na elaboração da prótese sobre os implantes. A fixação dessa prótese é feita por meio de parafusos, pois, dessa forma, permite sua retirada para fins de manutenção, a qual é feita pelo dentista. Os parafusos ficam no interior dos dentes, os quais são recobertos por resinas compatíveis com as cores dos dentes dos pacientes.
Comentários
read more
Back to Blog

Saiba como funciona o Implante Dentário

7/25/2018

 
Imagem

Leia mais
Comentários
read more
Agende uma visita

A Clínica

Depoimentos
Conheça o Dr. Dallegrave
Serviços
Estrutura
​
​Blog

Contato

Contatos
​Envie uma mensagem
Como chegar

ENDEREÇO

Av. Oswaldo Aranha, 1022, conj. 1005, Porto Alegre - RS​
Imagem
© COPYRIGHT 2015. ALL RIGHTS RESERVED.